O BeeScraping da CollabShop é um Serviço que utiliza tecnologias de Web Scraping.
Para que?
O objetivo é testar as TAGs HTML contidas nos sites, para que seja possível a analise do seu conteúdo.
Com essa ferramenta, o produtor de conteúdo poderá analisar seu site, e verificar se o mesmo está seguindo as boas pratícas de SEO e se o seu conteúdo será indexado de forma correta nas redes sociais.
Mas o que é Web Scraping?
A coleta de dados web, ou raspagem web, é uma forma de mineração que permite a extração de dados de sites da web convertendo-os em informação estruturada para posterior análise. O tipo mais básico de coleta é o download manual das páginas, copiando e colando o conteúdo, e isso pode ser feito por qualquer pessoa.
A nossa ferramenta, permite a visualização das TAGs Open Graph, que são muito utilizadas em redes sociais e até mesmo pelo Google em sua indexação de Páginas.
O que é Open Graph?
Open Graph é uma tecnologia que te permite ter controle sobre como seu site ou página web será compartilhada nas redes sociais.
O recurso foi introduzido pelo Facebook em 2010.
Meta tags nos permite definir qual imagem representará uma página, o título e a descrição.
Dessa forma, podemos trabalhar uma linguagem mais específica para o contexto social.
Se do nosso lado a tecnologia se resume em meta tags, do lado da maior rede social do mundo, o Facebook, as páginas com esse artifício podem se transformar em objetos ricos e integradas ao gráfico social.
Esse mecanismo também ficou convencionalmente chamado de meta tags das redes sociais, meta tags do Facebook e por aí vai.
Mas o correto é Open Graph, meta tags do padrão Open Graph.
Para que serve o recurso?
Quando o usuário do Facebook curte uma URL com o Open Graph implementado, é criado um vínculo entre o usuário e essa URL.
Através desse vínculo, será possível interagir com os usuários que a curtiram, da mesma forma que ocorrem as interações com uma página do Facebook.
Por exemplo: publicar atualizações ao usuário, direcionar anúncios e aparecer na seção “Atividades e Interesses” no perfil de quem a curtiu.
Páginas com a implementação enriquecem a experiência do usuário em suas ações de curtir e compartilhar informações.
Além de definir como a página web será representada no feed das redes sociais.
Quem usa?
Além do Facebook, outras redes sociais e aplicativos de chat, como LinkedIn, Pinterest e WhatsApp, também adotam o Open Graph.
Portanto, vale a pena o esforço da implementação, dado que estamos falando de um universo maior e além da rede social do Zuckerberg.
Dado que é um padrão, outros poderão a vir utilizá-lo. Quando fazemos as coisas da forma correta, nossos ganhos são de longo prazo.
As metas-tags do protocolo
Nesse contexto chamamos essas tags de propriedades.
Algumas delas são requeridas, outras opcionais, recomendadas e específicas para vídeos, áudios e games, por exemplo.
Para abranger uma diversidade de páginas, foram disponibilizadas dezenas de possibilidades no protocolo para organizar e estruturar esses conteúdos.
A lista completa pode ser encontrada na documentação oficial.
Abaixo, listamos as essenciais.
Estrutura e Sintaxe
As meta-tags são compostas de dois atributos: property e content.
O atributo property define propriedade da página. Além disso, o nome dessa propriedade sempre começará com “og:”.
Já o atributo content especifica o conteúdo dessa propriedade.
Dito isso, no exemplo acima temos cinco propriedades. São elas.
Exemplo
Aparência das tags nas páginas web (HTML que é enviado para o navegador do visitante).
<meta property="og:title" content="The Rock" />
<meta property="og:type" content="video.movie" />
<meta property="og:url" content="https://www.imdb.com/title/tt0117500/" />
<meta property="og:image" content="https://ia.media-imdb.com/images/rock.jpg" />
Conclusão
Quanto mais pessoas compartilharem os conteúdos da sua presença digital, maior será seu alcance em plataformas sociais.
Esse gera mais tráfego e aumenta a probabilidade de conversão.
Com a implementação do protocolo Open Graph você consegue ter um maior controle e usar informações mais relevantes no âmbito social.
Você pode, por exemplo, usar um título para uma postagem no seu blog e outro título no Facebook para o mesmo conteúdo.
Você tem utilizado esse recurso de alguma forma mais estratégica?